PERCURSOS

A Rota do Mármore AE oferece percursos pré-definidos para os concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Nestes itinerários o visitante é convidado a participar em quatro experiências distintas em contacto com o património do mármore.

Cada um abordará um tema diferente: Património Arquitectónico, Paisagem Industrial, Gastronomia e a Cultura.

Apesar da diversidade de temas, todas as visitas, contribuem para o usufruto do mármore, como elemento central.

As possibilidades de visita são as seguintes:

MÁRMORE E PATRIMÓNIO

rmae-amarelo

PERCURSO

Mármore e Património são visitas a pé pelo património edificado dos concelhos de Borba, Estremoz ou Vila Viçosa, ficando a decisão de qual dos concelhos visitar à escolha do participante.

O que garantimos é que ficará a conhecer monumentos únicos no país, quer pela sua componente artística quer pelo seu passado repleto de história e estórias.

De castelos a igrejas, conventos, santuários, capelas, padrões, fontes, praças, palácios, palacetes ou casas senhorias, qualquer que seja o concelho que escolher, a montra está repleta de possibilidades.

MÁRMORE E PAISAGEM

rmae-amarelo

PERCURSO

Mármore e Paisagem são visitas a pé que contemplam o património edificado dos concelhos de Borba, Estremoz ou Vila Viçosa, mas que o complementam com uma passagem em transporte rodoviário pela paisagem do Anticlinal dos Mármores, onde podem ser encontradas as pedreiras e unidades de transformação de onde é trazido o mármore para aplicação nos mais variados fins.

Terá a oportunidade de visitar uma pedreira e ficar a conhecer os processos deste trabalho, bem como todo o contexto interno destas indústrias. É também privilegiada a componente da transformação do mármore trazido da pedreiras e cortado e trabalhado para aplicação final nas unidades industriais de transformação do mármore ou nos inigualáveis canteiros.

MÁRMORE E GASTRONOMIA

rmae-amarelo

PERCURSO

Mármore e Gastronomia são visitas a pé que contemplam o património edificado dos concelhos de Borba, Estremoz ou Vila Viçosa e que o complementam com uma passagem, em transporte rodoviário, pela paisagem do Anticlinal dos Mármores, onde podem ser encontradas as pedreiras e unidades de transformação do mármore.

Para tornar toda a experiência mais saborosa há ainda uma abordagem aos sabores locais com a oferta da “bucha”, bem como a experiência da degustação da cozinha alentejana (com almoço ou jantar com ementa regional) no final da visita.

É ainda proporcionado ao visitante a visita a adegas de vinho, lagares de azeite e fábricas de enchidos e queijo, onde é possível ficar a conhecer o processo de fabrico destes produtos assim como a sempre desejada prova.

MÁRMORE, PATRIMÓNIO E CULTURA

rmae-amarelo

PERCURSO

Mármore, Património e Cultura são visitas a pé que contemplam o património edificado dos concelhos de Borba, Estremoz ou Vila Viçosa, incluem ainda a visita a uma pedreira de extracção de mármore e a indispensável “Bucha” (experiência gastronómica (não considerada refeição).

A experiência contem ainda a oferta de uma publicação sobre o Património e a História da Indústria dos Mármores e a oferta de uma reportagem fotográfica da visita, em formato digital.

PROGRAMAS PARA GRUPOS

rmae-preto

Os Programas para Grupos da Rota do Mármore AE dão-lhe a possibilidade de experienciar visitas guiadas à Zona dos Mármores.

Esta importante zona de extracção de pedra mármore engloba os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa.

Também existe a possibilidade de conhecer outros destinos onde a existência de mármore proveniente do Anticlinal dos Mármores merece um olhar atento.

Desses locais são exemplo, entre outros, as cidades de Elvas, Évora, Lisboa ou Mérida (Espanha), todas elas com património classificado pela UNESCO.

A riqueza e vastidão patrimonial do mármore do Anticlinal foi sendo construída ao longo dos séculos.

Representa a diversidade de locais que podem ser visitados em qualquer Programa para Grupos da Rota do Mármore AE.

Desde o património religioso ao património militar, passando pelo património civil e pelo de cariz industrial, as opções são variadas.

A conjugação com a identidade local, a cultura, a história, a natureza e a gastronomia proporcionam uma experiência inesquecível.

Com os Programas para Grupos damos-lhe a possibilidade de construir itinerários e programas onde quiser e dentro das suas ambições.

O convidado principal será sempre o mármore, recurso geológico e nobre rocha ornamental, grande embaixador da nossa região.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Além dos percursos pré-definidos, poderão ser realizadas visitas à la carte, que incluam elementos dos mesmos, bem como outras temáticas, previamente acordadas com a equipa da Rota do Mármore AE.

As visitas podem ser solicitadas através do e-mail geral@rotadomarmoreae.com, pelo telefone 268 889 186 ou nas instalações da Rota do Mármore AE: Largo D. João IV, n.º 40A, Vila Viçosa.

A Rota do Mármore AE encontra-se disponível todos o dias da semanas, podendo ser realizadas em Português, Inglês, Castelhano ou Francês.

Todos os visitante da Rota do Mármore AE, encontram-se protegidos pela apólice do seguro.

Nas visitas que incluem a entrada em pedreiras, unidades industriais de transformação de mármore ou oficinas de canteiro será distribuído equipamento de segurança cuja utilização é obrigatória e indispensável.

O pagamento deverá ser feito até ao dia da actividade antes no início da mesma.

Visitas para grupos:

Para grupos superiores a 15 pessoas, serão feitas visitas mediante condições especiais previamente acordadas.

Os grupos podem ser escolares, empresariais, associativos ou de qualquer outro âmbito.

As actividades funcionam ao longo de todo o ano e podem ocupar um ou mais dias de duração.

Contacte-nos e criaremos um programa de acordo com as suas ambições e interesses.

Condição única e fundamental: boa disposição e vontade de viver uma experiência diferente!

Rota do Mármore AE …

… uma forma diferente de conhecer o melhor do Alentejo!

rota-do-marmore-ae-uma-forma-diferente-de-conhecer-o-melhor-do-alentejo-destaque-6