GEOGRAFIA

Os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa são identificados pela geografia da Zona dos Mármores, tendo sido ali instituída a Área Cativa para a exploração dos mármores pela Portaria n.º 441 de 15 de Junho de 1990, diploma que reconhece o interesse público em preservar a indústria extractiva e os mármores destes concelhos.

O mármore advém em abundância e com elevada qualidade, constituindo uma fonte importante de riqueza para todos os concelhos, entre os quais se evidencia o de Vila Viçosa, onde a indústria dos mármores é o principal motor económico do concelho e onde se encontram as principais empresas do sector com as suas respectivas unidades fabris.

Mas não só de mármore vivem estes concelhos, que merecem ser visitados também por outros motivos, com destaque para o seu património com relevância histórica e para a sua gastronomia e artesanato, elementos de identidade e de diferenciação em pleno Alentejo.

OS CONCELHOS

ALANDROAL

O concelho do Alandroal, que faz fronteira com Espanha, pela margem direita do rio Guadiana, possui um interessante património edificado em xisto, sendo ainda considerado o concelho dos três castelos – Alandroal, Terena e Juromenha -, com destaque para este último, onde marca presença uma antiga fortaleza que guarda o Guadiana.

Em Alandroal pode-se observar o artesanato em madeira de Alandro e comer um excelente peixe do rio.

BORBA

O concelho de Borba viu a sua importância renovada em 2009, quando a sua vila ascendeu a cidade.

Localiza-se no coração da Zona dos Mármores, entre Estremoz e Vila Viçosa, contando, a par do mármore, com ricas vinhas, que todos os anos voltam a dar origem ao tão afamado vinho de Borba que, junto da gastronomia e património edificado, seduzem e encantam os seus visitantes.

ESTREMOZ

O concelho de Estremoz goza de uma localização privilegiada, estando posicionado junto a ligações rodoviárias como Lisboa-Madrid.

Trata-se de um concelho bastante dinâmico que nos oferece variados produtos, do vinho aos azeites, aos enchidos e claro, aos mármores, contando ainda com artesanato de ferro e pintura, entre outros.

SOUSEL

O município de Sousel é dos mais afastados da zona dos mármores, tendo comemorado, em 2015, 500 anos de existência. O seu interesse reside nos produtos gastronómicos, bolos e doces, mel, vinho, azeite e queijo e ainda no artesanato de ferro, cortiça e rendas e bordados.

VILA VIÇOSA

Vila Viçosa, sendo o concelho que neste momento mais dinamismo possui na indústria dos mármores, é também um concelho culturalmente rico, pelo seu percurso histórico e pelas marcas da passagem da corte ducal da família Bragança, por exemplo.

As suas ricas igrejas e palácio ducal complementam-se com a doçaria regional, da qual sobressai a tiborna, e com o artesanato com base no mármore e no estanho.

Rota do Mármore AE …

… uma forma diferente de conhecer o melhor do Alentejo!

rota-do-marmore-ae-uma-forma-diferente-de-conhecer-o-melhor-do-alentejo-destaque-5