O OURO BRANCO DO ALENTEJO

O MÁRMORE

MÁRMORE ALENTEJANO

UMA CARACTERIZAÇÃO

O mármore é um dos mais importantes recursos do Alentejo, que se reflecte na economia da região.

A sua importância tem representatividade na cultura, no edificado, nas artes e no saber-fazer que tão bem caracteriza as comunidades locais.

Em termos etimológicos, a palavra mármore provém quer do grego marmairein quer do latim mármor, significando pedra de qualidade ou pedra branca.

Os mármores podem ser caracterizados como calcários cristalinos, granulares, com grãos macroscópicos de calcite, agrupados sem orientação preferencial.

Os geólogos definem o mármore como uma rocha metamórfica cristalina e carbonatada, que foi alterada por altas temperaturas.

Pode ser composta por cristais de calcite (mármore calcítico) ou dolomite (mármore dolomítico).

Resulta da recristalização de rochas calcárias ou dolomíticas, na maior parte de natureza sedimentar, previamente existentes.

Um conceito mais comercial e mais comum refere que o mármore é toda a rocha cristalina sedimentar ou metamórfica, carbonatada ou não.

Tem de apresentar um aspecto semelhante ao do mármore (stricto sensu), tem de poder ser extraído em blocos, ser susceptível de bons cortes e de adquirir um bom polimento.

Quanto ao mármore alentejano, com destaque para os existentes no Anticlinal dos Mármores (concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa), é mais comum o de natureza calcítica.

Este caracteriza-se por se fracturar muito menos, permitindo uma extracção de massas de maiores dimensões.

Destes mármores existentes no Alentejo destacam-se sobretudo o finíssimo branco, o ruivina, o cinza, o creme, qualidades que se encontram presentes nas inúmeras explorações dos três concelhos.

Outra forma de contemplar esta diversidade é a imensa aplicação do mármore alentejano na arte e no edificado ao longo de muitos séculos.

Este património de elevada qualidade pode ser apreciado um pouco por todo o mundo e em grande abundância na região.

É este património que a Rota do Mármore AE convida todos a conhecer nas suas visitas.

Rota do Mármore AE …

… uma forma diferente de conhecer o melhor do Alentejo!

rota-do-marmore-ae-uma-forma-diferente-de-conhecer-o-melhor-do-alentejo-destaque-3